25 agosto 2012

Entrevista Inutilidade #7 Mariana Costa


                       Entrevista Inutilidade #7 Mariana Costa
                                      

Bruno:Hoje vamos entrevistar Mariana. A menina amante dos livros! Tudo bem?

Mariana: Tudo sim e você?

Bruno: Tudo bem! Como você começou a gostar de ler livros e ter um blog sobre o mesmo?

Mariana: Bom, tudo começou com uma biblioteca que existia na Estação de Metrô Largo 13 - isso mesmo, uma biblioteca no metrô!!! (http://www.youtube.com/watch?v=fEWsVet1km0). Eu tinha entre 13 ou 14 anos quando minha mãe e eu fizemos cadastro lá.
Eu não lia muito antes - só os livros que a escola pedia. Eu só assistia TV na pré-adolescência. Mas, comecei a ler, e os livros que me fizeram gostar mais de ler foram "Harry Potter". Li todos através da biblioteca. Até disso, passei a gostar se um gênero que na época nem sabia o que era, o Chick-lit. Com isso, conheci as minhas autoras favoritas desse tipo de livro: Marian Keyes, Sophie Kinsella e Meg Cabot. 
O blog surgiu de uma vontade de compartilhar com as pessoas as minhas experiências no mundo literário.

Bruno: Faça um Top 5 dos melhores livros que você já leu e por que.

MarianaDifícil escolher só cinco (segundo o Skoob, tenho 17 livros favoritos). Mas, vamos lá (a lista não é por ordem de preferência):
• "Cinderela Chinesa - A história secreta de uma filha renegada", por Adeline Yen Mah. Esse livro conta a história de uma menina que é a última filha de um casamento, após o nascimento dela, a mãe morreu. Portanto, todos da família pensam que ela dá má sorte. Por volta de um ano após a morte da mãe, o pai de Adeline casou-se novamente. Com a nova esposa, ele teve mais filhos. A diferença de tratamento entre os filhos do primeiro e do segundo casamento é gritante! A vida da Adeline é muito sofrida. Me emocionei muitas vezes ao ler o livro e chorei. Após este livro, me interessei por literatura chinesa. É uma cultura muito diferente da nossa.
• "Desculpa Se Te Chamo De Amor", por Federico Moccia. Sempre ouvi falar bem desse autor, e ele atingiu todas as expectativas! Amei muuuito esse livro! Chorei em algumas partes - por fazer ligações com coisas que já aconteceram comigo. A história da Nik e do Alex é linda! Queria eu ter um cara como ele! Estou super ansiosa para ler a continuação, "Desculpa, quero me casar contigo" - a qual comprei na Bienal de São Paulo!!!!!!!!
• "Férias", por Marian Keyes. Foi com esse livro que eu realmente percebi o quão bem a Marian Keyes escreve. Ela nos dá uma perspectiva do personagem, a visão que ele tem de si próprio. Estamos falando de uma viciada. No começo, parece que é só um drink, uma dose, mas tem um acontecimento em que você pensa "realmente, não deveria ser assim, está passando dos limites". A Rachel foi uma personagem que me marcou. Adorei a história dela.
• "Samantha Sweet, Executiva do Lar", por Sophie Kinsella. OHGOD! Esse livro é muuuito bom! A Samantha é uma advogada. Todas as tarefas dela são feitas em 6 minutos - isso mesmo, MINUTOS. Ler um artigo? 6 minutos. Tomar banho? 6 minutos. Ela também não arruma a casa e nem nada. Só que acontece uma coisa na vida dela, e ela tem que mudar totalmente. Esse livro é ótimo! *-*
• "A Morte no Nilo", por Agatha Christie. As primeiras 100 páginas desse livro não acontece nada à lá Agatha Christie. MAS, DEPOIS! GEEENTE! É muito emocionante! O desfecho é ótimo!
Recomendo a leitura de todos, ÓBVIO!

Bruno: Teve algum livro que você pensou em ser bom e quando chegou na hora você viu que não era o que esperava? Se sim, por que?

Mariana"Cruzando Caminhos", por Fanny Abramovich. Aff, o livro parece que vai ser bem legal, com a vida de personagens que não se conhecem se interligando. Mas, os personagem são muito mal construídos. Não gostei de nenhum, e desaprovo muitas das atitudes que os mesmo tomaram. Pensei que os personagens fossem ter uma conexão maior que a inicial, mas eles continuaram no mesmo status. Não gostei do livro.

Bruno: Que livro você não leria de jeito nenhum?

Mariana: Nenhum. Eu sou muito eclética. Eu pelo menos ia tentar ler o livro. É raro eu abandonar um livro. Eu não julgo livros pela capa, logo não tem um livro que eu diria "não vou ler e fim".

Bruno: O que acha das Sagas de Crepusculo e Harry Potter do livros. Fala sobre cada um.

Mariana: Stephen Mayer (autora de "Crepúsculo"), copiou L. J. Smith (autora de "Diários do Vampiro"). Ambas copiaram Anne Rice. Copiou não no sentido de plagiar. Mas, elas pegaram a ideia de vampiros diferentes, e foram adaptando - até que chegou em um que brilha no sol, POIS É.
Em 2009 eu era bem fã de "Crepúsculo". Mas, depois eu percebendo as semelhanças, e caí na real (o Mister Fellipe Neto também me ajudou nisso). Hoje eu não odeio "Crepúsculo". Assisto os filmes, mas não surto nem nada. É só mais um filme. (OW, o melhor livro da série nem é o da quadrilogia, é "A Breve Segunda Vida de Bree Tanner". Mais sangue, menos romance!
Não vejo semelhança entre as séries. Harry Potter é um mundo totalmente diferente: mágico e fantástico.
Não sei o por quê das pessoas compararem um com o outro. Os gêneros são diferentes, logo a história também é.
A J. K. inovou mais ao criar um mundo secreto dos bruxos fundido com o dos trouxas. Hogwarts é a melhor parte do mundo bruxo.

Bruno: Por que todos acham que você namora um livro?

Mariana: Todos não, só a dona Vitoria (ou, o pessoal do blog, NO MÁXIMO). Não sei muito bem o por quê. É só porque eu gosto de ler, provavelmente.
E dona Vitoria: eu quero namorar um garoto, OK? HSUAHSUA

Bruno: Por que ainda não foi toda Quinta no Show dos Improvavéis?

Mariana: Porque, dona Marcela (foi ela que fez essa pergunta, como sei), eu moro a 20 km de lá. Para chegar lá, teria que pegar 3 ônibus e andar dois quarteirões - o que dá 2 horas de viagem. Fora que é à noite, logo eu posso ficar sem trasporte público, posso ser assaltada na calada da noite, dentre outras coisas horríveis.
MAAAS, quem sabe quando eu tiver um carro eu não vá lá conferir um Stand Up deles?

Bruno: Alias, você foi no Agora é Tarde do Danilo Gentili. O que achou de visitar o local? Os artistas são carismáticos?

Mariana: Foi legal. Mas, o próprio Danilo não tirou foto com a gente (diferente dos outros apresentadores do programa). O Léo foi o mais carismático, além de ser um colírio para os olhos! *-*

Bruno: Você foi na Bienal esses dias e conheceu 4 Blogueiros da Blogsfera e comprou um livro viu a autora de Gossip Girl. Conte mais desse dia.

Mariana: Esse dia? EssES dias. Eu fui em 3 dias da feira.
Na verdade, eu conheci uma blogueira e 4 autores (as).
Foi muito legal! Confiram mais no post do meu blog quando eu publicar.
Fiz muitas compras. Peguei vários marcadores e bottons!

Bruno: Antes de terminar: Recomende um livro e por que.

  • Mariana: Recomendo os meus favoritos (os 5 livros acima) e os outros favoritos da minha estante: http://skoob.com.br/estante/livros/8/174885/page:1

    Porque foram livros bem escritos e memoráveis.

    Bruno: Para terminar: Mande um recado para
    todos!

    Mariana: Espero que vocês tenham gostado da entrevista. Sei que muitos não vão ler tudo, mas seria interessante se o fizessem. Visitem e sigam o blog (e o meu blog também, hahaha)!
    Gostei de ser entrevista.
    Beijos e abraços a todos!

Um comentário:

  1. Adorei, já estou indo baixar alguns livros que ela citou!!

    Muito bom!


    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir